¡Hay que mirar, mirar!

Um blog feito à medida de todos, quase perfeito para alguns, e um degredo para outros!

quinta-feira, outubro 19, 2006

O MAIOR PORTUGUÊS DE SEMPRE

Zé Povo:
(sim povo, essa palavra que os que julgam poderosos utilizam) Gostava de iniciar a minha carreira nos blogs de uma forma não qualquer. Eu explico, objectivamente a minha intenção é satirizar a sociedade com textos eruditos quanto baste, mas esta, por ser a minha primeira vez, por desflorar, ou na gíria "perder os três", gostava de o fazer de uma maneira um pouco diferente. Desde a sua primeira impressão que leio o semanário "Sol". A capa da edição nº2 fez alusão a uma sondagem onde cerca de 35% dos portugueses não se importava de ver a sua nacionalidade espanhola. Ora nessa mesma semana a RTP anuncia o seu novo programa "Os Grandes Portugueses ", o que chamou atenção, não porque ache que isso possa ser medido através de um molde, protótipo, ou qualquer coisa do género, porque se assim fosse eu já o era desde que nasci, mas antes porque poderá ser um prova cabal da grande falta de cultura, de patriotismo, e de bairrismo do povo português. Eu já fiz a minha escolha, já votei e por isso vou vender aqui o meu peixe. Vejamos, comecemos pela actualidade: vivemos em liberdade numa Republica democrática por isso faz sentido que o maior português seja quem nos deu essa liberdade e então escolhemos alguém do 25 de Abril (ou de o Verão Quente de 75), mas então reparamos que Portugal já era uma Republica e então aí lá nos lembramos de José Relvas que proclamou, a 5 de Outubro de 1910, a instauração da República Portuguesa da varanda da Câmara Municipal de Lisboa. Mas enquanto mandamos aqui uns bitaites lá dizemos que falamos a língua de Camões, e então somos induzidos a dizer que esse sim, Camões é o maior português. Mas depois de ler os Lusíadas concluímos que Camões relata a história de Portugal nos descobrimentos, e então aí perdemos a conta aos maiores portugueses. São Reis, poetas, navegadores, militares... e a lista não tem fim. É então que chegamos à brilhante conclusão que para hoje termos uns meros 813 anos de história alguém nos deu uma nacionalidade, falamos pois de D. Afonso Henriques!!! O nosso primeiro Rei de Cognome "o Conquistador" lutou por aquilo que damos como adquirido, pelo chão que pisamos, pela língua que falamos, por aquilo que temos, por aquilo que somos, por aquilo que aspiramos ser,..., mas acima de tudo POR SERMOS PORTUGUESES!! Provocou guerra? Sem duvida. Utilizou meios menos correctos? Aceito. Mas assim de tudo foi um Senhor na verdadeira ascensão da palavra! Enquanto escrevo este texto e ouço A Portuguesa digo categoricamente: tenho orgulho em ser de Guimarães, tenho orgulho em falar português, tenho orgulho da nossa historia, mas acima de tudo tenho orgulho em ser português. Abomino todos aqueles que só porque não acreditam nos políticos, não são capazes de lutar pela mudança, e vêm os países mais desenvolvidos como êxodo, maldizem como o velho do Restelo e não são capazes de sair do adro.
Como já disse, eu fiz a minha escolha, votei em Portugal, votei no pai da nacionalidade, votei em D. Afonso Henriques

Sou quem sabes
O teu ídolo..


Por Guimarães, Por Portugal, sempre ao serviço de Sua Majestade o nosso Primeiro REI

1 Comments:

às 20 outubro, 2006 17:30, Blogger discoteca disse...

e mai nada...

 

Enviar um comentário

<< Home